Thanks to the high natural frequency of the MicroDyn, the TU Dortmund can measure highly dynamic forces at spindle speeds of up to 160,000 rpm

Dinamómetro estacionário para medição das forças de corte

A tecnologia de medição piezelétrica é também a base dos nossos dinamómetros estacionários. A sua conceção torna-os especialmente adequados para medir as forças de corte que atuam sobre a peça de trabalho em aplicações em que as peças de trabalho são montadas diretamente em mesas de maquinagem . A vantagem: estes dinamómetros podem ser utilizados universalmente em máquinas com uma grande variedade de interfaces de fusos. São ferramentas muito versáteis, especialmente para utilização em investigação e desenvolvimento.

Dinamómetros padronizados

Os nossos dinamómetros estacionários para uso universal correspondem a plataformas de medição de 3 componentes baseadas em quatro sensores piezoelétricos. Podem realizar medições de força de corte de até 60 kN, e a Kistler oferece placas de cobertura com dimensões de até 400x600 mm; o tamanho da placa varia consoante a gama de medição. Os dinamómetros 9257B, 9255C, 9253B22/23 e 9366C são particularmente adequados para operações de moagem e trituração. Por outro lado, os pontos fortes do dinamómetro de 4 componentes (9272) entram em jogo para a medição integrada de momentos durante as operações de perfuração.

Kistler stationary dynamometers measuring cutting forces suitable for drilling and grinding.

Universal: O prático dinamómetro multicomponente, 9257B, montado em mesa, oferece uma gama de medição de até 10 kN – tornando-o ideal para diversas aplicações. 

Robusto: O 9255C é um dos maiores dinamómetros da gama da Kistler – e, com a sua plataforma robusta, está otimizado para maquinação pesada. Consegue medir forças de corte de até 60 kN. Este dinamómetro também lhe dá a opção de pré-carregar acima do centro dos quatro sensores para fazer uma utilização ótima da frequência natural.

Large stationary dynamometer 9253B22/23 from Kistler to measure cutting forces.

Grande: O dinamómetro estacionário 9253B22/23 possui uma placa de cobertura de 400x600 mm, pelo que também é possível montar com segurança peças de trabalho maiores. A plataforma de medição é montada na mesa da máquina-ferramenta através do centro dos quatro pés. Embora a placa de base seja utilizada em todos os outros dinamómetros estacionários, é omitida neste caso.

The drilling process specialist from Kistler: the 9272 4-component dynamometer to measure cutting forces.

Especialista em processos de perfuração: O dinamómetro 9272, de 4 componentes, é o único dinamómetro estacionário que mede as forças de corte que atuam nas três direções ortogonais, além do momento Mz, diretamente no centro da plataforma. É, por isso, o instrumento ideal para otimizar os processos de perfuração.

Customized stationary dynamometer from Kistler to measure cutting forces.

Soluções personalizadas para necessidades individuais: O kit 9366C da Kistler oferece-lhe um conjunto de construção multicomponente pronto a ligar, pré-carregado e calibrado, para que consiga construir as suas próprias plataformas de medição multicomponente de acordo com os seus requisitos específicos. Os sensores podem ser movidos livremente sobre a mesa. Este kit permite-lhe implementar soluções de fixação com tamanhos de placa de cobertura que variam entre 300x300 mm e 900x900 mm.

Dinamómetros com compensação de temperatura

A tecnologia de medição piezelétrica está perfeitamente adaptada para satisfazer os requisitos exigentes que a maquinaria altamente dinâmica impõe em termos de sensibilidade e dinâmica dos sinais a captar. A energia térmica libertada durante o processo de corte costuma provocar desvios de sinal indesejáveis. Este efeito é particularmente percetível em aplicações com velocidades de fuso e taxas de remoção de material muito elevadas. Um dinamómetro estacionário com pré-carga horizontal elimina em grande parte as influências negativas da geração de calor, pelo que o desvio é minimizado. Isto permite medições precisas de processos que envolvem altos níveis de geração de calor e/ou diferenças térmicas.

A Kistler propõe dinamómetros com compensação de temperatura para aplicações que vão desde a micromaquinagem  até à maquinagem  pesada. Graças à sua rigidez e massa otimizadas, estes dinamómetros atingem frequências naturais excecionalmente elevadas. Todos os dinamómetros multicomponentes são adequados para operações de moagem, perfuração e trituração, entre muitas outras. Nos modelos 9119AA2 e 9129AA, a Kistler também oferece adaptadores especiais para medições de força do lado da ferramenta durante operações de torneamento.

[object Object]

MicroDyn: Graças à sua elevada rigidez e a uma frequência natural de mais de 15 kHz, o 9109AA é a solução mais indicada para ultrapassar os desafios especiais da micromaquinagem . Estas características permitem-lhe analisar forças em processos de corte a velocidades de até 160 000 rpm em gamas de medição no espetro de menos de 1 N a 500 N. O design especial deste dispositivo também permite aos utilizadores calcular o momento Mz no centro do dinamómetro, com base nos componentes individuais da força.

[object Object]

MiniDyn: A série MiniDyn inclui as versões 9119AA1 e 9119AA2. O 9119AA1, que atinge frequências naturais superiores a 6 kHz, é adequado para maquinagem  de alta precisão com forças inferiores a 1 N a 4 kN, a velocidades de até 60 000 rpm. O 9119AA2 apresenta uma superfície de aperto um pouco maior (107x80 mm), bem como frequências naturais superiores a 4 kHz nas três direções. Isto permite a análise de operações de maquinagem  a velocidades de até 40 000 rpm. O 9119AA2 é adequado para montagem em mesa e também pode ser utilizado como um sistema modular com adaptadores para montagem em tornos.

MidiDyn: O dinamómetro multicomponente MidiDyn 9129AA é o modelo de dinamómetro mais vendido da Kistler. Com uma ampla gama de medição de -10 a 10 kN e uma área de fixação de 150x107 mm, este é um dinamómetro polivalente concebido para montagem em mesa ou para utilização como um sistema modular que pode ser instalado em torres giratórias.

MaxiDyn: O dinamómetro multicomponente 9139AA, compacto e robusto, dispõe de uma vasta gama de medição (de até 30 kN), garantindo medições precisas das forças de corte em processos de maquinagem  pesados.

Sistemas modulares para tornos

Multicomponent dynamometer MidiDyn with adapters , Type 9129AA

Os nossos dinamómetros estacionários com compensação de temperatura (9119AA1/2 e 9129AA) também permitem medir as forças de corte ou analisar e otimizar os processos de corte em operações de torneamento.

A Kistler oferece-lhe uma vasta escolha de adaptadores comerciais normalizados para cada dinamómetro, abrangendo todas as interfaces do lado da máquina e do lado da ferramenta mais utilizadas (incluindo HSK, VDI e outros).

Os adaptadores de máquina adequados facilitam o posicionamento dos dinamómetros diretamente na cabeça da torre. Em seguida, a ferramenta é colocada no dinamómetro com um adaptador de ferramenta adequado.

Os dinamómetros estacionários são bastante versáteis

Os processos de maquinagem  só conseguem atingir uma qualidade de produto consistentemente elevada e uma operação eficiente em termos de custos se houver uma coordenação perfeita entre as máquinas/ferramentas, os dispositivos de fixação, os líquidos de refrigeração e os materiais.

Os dinamómetros estacionários da Kistler são utilizados em vários tipos de maquinagem  para fornecer medições precisas e altamente dinâmicas das forças de corte. Os dados obtidos fornecem a base para a otimização de ferramentas e dos processos de maquinagem:

Precisa de uma consulta?

Os nossos especialistas estão apenas a um clique de distância.