Minganti is a specialist manufacturer in the hard turning and honing segments, with an installed global base of over a thousand machines. Minganti and Kistler have collaborated to develop a machine monitoring system that comprises a piezoelectric (PE) strain sensor, an accelerometer, and a digital charge amplifier for machine communication. Thanks to this new solution, users can measure cutting forces indirectly, monitor tool wear and breakage, and improve the profile accuracy of bearings and other high-precision components.
A alta produtividade aliada aos baixos custos de produção e à elevada qualidade das peças são pré requisitos essenciais para a sustentabilidade, rentabilidade e competitividade. Especialmente quando os materiais envolvidos são difíceis de trabalhar, os tempos de vida das ferramentas podem variar muito – o que, por sua vez, afeta a qualidade do produto. Mesmo nos dias de hoje – na era da digitalização –, as empresas de produção ainda estão fortemente dependentes do conhecimento pessoal dos funcionários, que avaliam, adaptam e melhoram os processos com base na experiência individual e nos dados históricos. Em tempos de escassez de trabalhadores qualificados e de maior flutuação na produção, tal contribui para o maior risco de perda de conhecimentos valiosos, e a garantia independente da qualidade do processo torna-se cada vez mais difícil.
A monitorização fidedigna do processo de maquinagem fornece conhecimentos valiosos, em tempo real, sobre o processo em curso e, assim, oferece a base para processos de produção fiáveis, produtivos e reprodutíveis, o que também conduz à tomada de decisões acertadas e melhorias a curto e longo prazo. Idealmente, com a monitorização da máquina e dos processos, as anomalias nos processos de maquinação altamente dinâmicos permitem aos utilizadores reagir instantaneamente e assegurar uma elevada produtividade, diminuir a taxa de desperdícios e aumentar a vida útil das ferramentas. Portanto, a monitorização contínua das máquinas e dos processos com sensores fiáveis é essencial. Além disso, com uma boa documentação do processo, baseada nos dados de monitorização e nos históricos das medições, podem ser gerados e registados conhecimentos adicionais do processo, o que também contribui para uma formação eficaz e um aumento de competências. Pode também ser usado para uma avaliação objetiva ao estabelecer e aferir processos, linhas de produção, fábricas, etc. Além disso, também apoia o operador da máquina a alcançar as qualidades necessárias de forma rápida e fiável, independentemente da experiência individual.