[object Object]

Ganhos de eficiência com base em sensores para moldadores por injeção

Os sensores fiáveis e precisos são a base para a monitorização eficaz do processo de moldagem por injeção. Medir onde o processo realmente ocorre é a chave para identificar o estado do processo com a máxima transparência. É por isso que a nossa filosofia é registar as variáveis decisivas do processo de pressão e temperatura diretamente na ferramenta de moldagem por injeção. É possível ver, no momento, possíveis desvios do estado ideal nas curvas do processo, de forma a prever com fiabilidade a qualidade da peça moldada – disparo a disparo. As suas vantagens:  

  • Fase de configuração eficiente e direcionada para novas ferramentas;
  • Tempo e esforço mínimos para o arranque da ferramenta;
  • Monitorização fiável do processo;
  • Documentação individual altamente informativa para cada peça fabricada.

Para oferecer estas vantagens, disponibilizamos uma vasta seleção de sensores que satisfazem os requisitos específicos para os seus processos e ferramentas, em cada detalhe.

Um portefólio único de sensores para uso no molde por injeção

A Kistler oferece uma vasta gama de sensores que correspondem a diferentes aplicações, design de moldes e requisitos especiais, tais como altas temperaturas.

O que torna os sensores da Kistler tão especiais?

Saiba mais sobre a localização dos sensores e explore outros tópicos interessantes sobre o portefólio de sensores da Kistler.

Seleção dos sensores

A Kistler oferece uma vasta gama de sensores para monitorizar os processos de moldagem por injeção.

A Kistler oferece um grande número de sensores. Não obstante, a seleção do sensor certo é simples, porque se baseia essencialmente nas condições de instalação no molde. A tecnologia de medição piezoelétrica tem uma vantagem chave: fornece um sinal suficientemente bom em toda a gama de medição (em condições normais, entre 0–2000 bar). A cadeia de medição só precisa de ser adaptada em caso de pressões muito baixas (em processos de espumação, por exemplo). Para simplificar ao máximo a instalação, escolha o sensor com as maiores dimensões geométricas possíveis. A escolha entre um sensor de pressão direto ou indireto depende do desenho básico do molde. No caso de moldes existentes, um sensor por trás de um ejetor é muitas vezes a opção mais simples – mas, por outro lado, os sensores diretos oferecem um posicionamento mais flexível.

Posicionamento dos sensores

O posicionamento do sensor é essencial para monitorizar corretamente os critérios de qualidade.

O posicionamento dos sensores depende essencialmente dos critérios de qualidade a serem monitorizados, ou da estratégia global de monitorização da qualidade.

No caso de propriedades que são significativamente influenciadas pelo preenchimento da cavidade, recomendamos que o sensor seja posicionado numa posição posterior, porque esta é a única forma de visualizar o preenchimento do molde. No caso de um critério de qualidade local, tal como uma linha de soldadura ou enchimento completo, o sensor deve ser instalado perto desta posição crítica. Ao monitorizar disparos curtos, o posicionamento no final do enchimento oferece uma resolução significativamente melhor para a deteção de falhas.

Transferência com base na pressão da cavidade

Os sensores e os sistemas baseados na pressão da cavidade determinam se uma peça é ou não sucata no momento mais precoce possível.

Se a transferência para a pressão de retenção for baseada na pressão da cavidade, recomendamos que o sensor seja posicionado perto do jito: a 1/3 da trajetória do fluxo, por exemplo. Nesta posição, pode-se normalmente identificar um ponto de comutação claro e, assim, definir um limiar de pressão correspondente. A comutação dependente da pressão da cavidade oferece uma maior reprodutibilidade do processo em comparação com outros métodos, como a transferência dependente da posição do parafuso: isto porque o comportamento real do fluxo de fusão na cavidade é considerado, em vez de apenas um componente da máquina. As influências da válvula de não-retorno são compensadas eficazmente. O mesmo se aplica à sobremoldagem de insertos, com as tolerâncias mais elevadas que são bem conhecidas neste contexto.

Precisa de uma consulta?

Os nossos especialistas estão apenas a um clique de distância.