A aterragem expõe o suporte do trem de aterragem e toda a estrutura da aeronave a forças e choques de alto grau. A manutenção do trem de aterragem e dos travões é fundamental para garantir a segurança. Os testes dinamométricos dos travões da aeronave simulam as condições reais de operação — nomeadamente, a circulação na pista, a descolagem e a aterragem.
Os engenheiros aeronáuticos realizam uma série de testes de qualidade e fadiga ao trem de aterragem. A aterragem na pista representa, de longe, a maior carga para o trem de aterragem. As rodas aceleram até à velocidade de aterragem em questão de segundos. A massa inerte das rodas cria uma grande força.
Para realizar testes realistas, as rodas do trem de aterragem são aceleradas até à velocidade de aterragem. Depois, o trem de aterragem é largado, criando uma carga semelhante a uma aterragem real. Ao medir estas forças, o projeto do trem de aterragem pode ser verificado e as forças e os impulsos que ocorrem na estrutura da aeronave podem ser determinados.
A Kistler oferece soluções de engenharia completas aos seus clientes, com as vantagens da precisão elevada e dos prazos de entrega curtíssimos.