O gás natural serve de fonte energética alternativa e é transportado por petroleiros especiais de GNL (gás natural liquefeito) em todo o mundo. As estruturas dos seus depósitos têm de suportar os movimentos do GNL – a chamada “agitação” – mesmo em grandes ondulações. A Kistler fornece aos laboratórios de pesquisa em todo o mundo sensores de pressão específicos para cada aplicação – incluindo IEPE e soluções muito compactas – para testes e avaliações da agitação.
O gás natural só pode ser transportado de forma eficiente na forma liquefeita. O arrefecimento do gás a -162 °C (-260° F) reduz o seu volume em 600 vezes, pelo que pode ser transportado por navios tanque de GNL. O vento e as ondas podem causar movimentos do GNL nos depósitos de navios semicheios. Estes movimentos – conhecidos como “agitação” – podem afetar a estabilidade do navio e expor as membranas internas do reservatório a cargas pesadas.
Muitos laboratórios de investigação em todo o mundo estudam as cargas dinâmicas induzidas pela agitação nas estruturas dos depósitos dos petroleiros de GNL. Os procedimentos de teste e de avaliação da agitação costumam implicar um modelo retangular, em 2D, de um depósito de GNL sobre um hexápode; também são utilizados modelos 3D em pequena escala. Os sensores de pressão costumam ser implementados em agregados na parede do modelo do depósito, em vários locais onde é mais provável que haja impactos graves.