Kistler offers application specific measurement technology for towing tank, ship model and ditching tests.

Testes de reboque de tanques, testes e amaragem do modelo de navio

Os reboques de tanques desempenham um papel fundamental em vários testes de modelos de navios. Alguns exemplos incluem testes de resistência e propulsão, que são realizados tanto com modelos com reboque quanto com modelos com propulsão autónoma. Os tanques de reboque também são usados em testes de escala para determinar o comportamento de manobra de uma embarcação. A Kistler apoia os investigadores com sensores de força multicomponentes e dinamómetros capazes de altas gamas de medição, assim como altas e baixas frequências – permitindo também medições quase-estáticas de alta precisão. Em alguns casos, a aceleração é medida ao mesmo tempo que a força e o momento, com recurso a acelerómetros.

Para alargar o seu âmbito de aplicação, os tanques de reboque podem ser providos de equipamento adicional – como um mecanismo de movimento planar (PMM) ou uma armação de movimento planar computorizada (CPMC). Estes dispositivos medem as forças e os momentos hidrodinâmicos que atuam nos navios ou objetos submersos por influência do influxo oblíquo e dos movimentos forçados. Outra possibilidade é equipar o tanque de reboque com um gerador de ondas para realizar testes de infiltração.

Amaragem de aeronaves

No entanto, as aplicações não se limitam a navios. Vários centros de testes especializados também utilizam os seus tanques de reboque para investigar o comportamento de helicópteros ou aviões durante as aterragens de emergência na água. Estas simulações de aterragem envolvem um modelo de aeronave com a fuselagem fixada por baixo de um carril suspenso.

Os sensores de força piezoelétricos de seis componentes, ou dinamómetros que incluem sensores piezoelétricos triaxiais, desempenham um papel fundamental em todas estas aplicações: medem as forças e os momentos induzidos. Geralmente, para estes testes, são indispensáveis soluções à prova de água.

Elevada gama de medição de força e elevada capacidade de manipulação dos momentos

A tecnologia piezoelétrica consegue trabalhar sob cargas muito elevadas enquanto se concentra em medições de variações muito pequenas, graças à escolha certa das configurações do amplificador de carga. Benefícios: versatilidade muito elevada, sensores mais pequenos e instalação simplificada.

Capacidade de resposta de alta e baixa frequência

A resistência da tecnologia piezoelétrica permite frequências de ressonância elevadas para a montagem mecânica, pelo que podem ser realizadas medições de alta frequência. As medições quase estáticas também são possíveis graças a uma solução de saída de carga combinada com alta isolação.

Alta precisão de medição

Conseguida graças à alta linearidade e à baixa diafonia.

Aptidão à prova de água

Os sensores de força da Kistler são selados de forma hermética, com um design soldado, para garantir que são estanques. Os cabos são equipados com vedantes especificamente concebidos para uso subaquático. Uma maior estanquicidade pode ser alcançada soldando um cabo 1698A num sensor de força triaxial.

Encontre produtos adequados